Segunda-feira :: 26 / 06 / 2017

Además Notícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Preparação para o vestibular


Vestibular é coisa séria. Para ser bem sucedido na prova e não jogar meses, ou até anos, de estudos fora, é bom seguir alguma dicas. O Universia Brasil conversou com o coordenador do vestibular da FUVEST (Fundação Universitári a para o Vestibular), Roberto Celso Costa, e com o ex-coordenador do vestibular da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Antônio Emilio Araújo, para reunir para você as principais recomendações. Confira e siga:

Nas palavras dos coordenadores, nada de desespero e estudar até se esgotar. Organização, atenção e dedicação as às regras descritas no Manual do Candidato bastam para que o vestibulando vença os monstros do vestibular.

Antes, muito antes mesmo

Fique de olho em como é a concorrência da carreira que você quer cursar. No caso das mais disputadas, como Medicina, por exemplo, o ideal é começar a estudar para o vestibular logo no primeiro ano do Ensino Médio

Depois da inscrição

Fique atento. Ao receber o Manual do Candidato, leia e releia para ficar por dentro de todos os detalhes. Ele traz informações como o conteúdo programático que será exigido nas provas e os livros de leitura obrigatória, além de dados sobre local e horários dos exames.

Saber todos os segredos da Matemática e do Português, às vezes, não resolve seus problemas. Dedique tempo dos estudos para acompanhar os noticiários. Parece balela, mas muitas questões do exame abordam fatos do cotidiano. Por isso, é imprescindível estar por dentro das notícias do dia-a-dia.

Nas semanas que antecedem as provas

Separe os documentos necessários (carteira de identidade, comprovante da inscrição, entre outros) e os materiais (lápis, caneta, borracha) necessários para realizar o vestibular. Deixar isto para os momentos antes da prova só aumenta a tensão, o que atrapalha, e muito, no desempenho.

Reúna os amigos que também estão na mesma situação de pré-vestibular e combine um passeio até o local onde será realizada prova. Saber onde fica, qual é o melhor acesso e as alternativas caso haja algum imprevisto, garantem tranquilidade e são fundamentais no dia do exame. Aproveite para se informar e conhecer os melhores caminhos, e, mesmo se você for de carro, vale saber quais os ônibus passam pelo local. Assim você não corre o risco de chegar atrasado e dar de cara com os portões fechados.

Na véspera do vestibular

Coloque um ponto final nos estudos e relaxe o corpo e a mente. Uma "escapada" até uma praia, sítio ou clube é uma boa pedida - só lembre-se, em caso de uma viagem curta, esquematizar bem sua volta - Já para quem prefere uma agitação, reúna os amigos e vá ao teatro, cinema ou show. Só não vale: bebidas alcoólicas e festas que varem a madrugada. A ressaca e o cansaço podem ser seus inimigos na hora da prova.

Para os preguiçosos que deixam tudo para a última hora: estudar até a madrugada do dia da prova não adianta. Isso pode inclusive comprometer o que você já sabe. Ninguém aprende nada da noite para o dia.

No dia "D"

Os fiscais dos vestibulares são rigorosos e fecham os portões pontualmente. Por isso, chegue ao local das provas com uma hora de antecedência, no mínimo.

Teste a caneta e aponte os lápis. Parece piada, no entanto, muitos vestibulandos esquecem dos principais acessórios para realizar a prova.


Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar amigo PDF PDF

Partilhar: Delicious Digg Facebook Googlebookmarks Meneame Tecnorati Wikio Yahoo

Publicidade