Segunda-feira :: 26 / 06 / 2017

Además Notícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Regras de acesso ao Ensino Superior


Está decidindo o que e onde vai cursar? Então, é preciso começar com algumas informações importantes. Segundo a legislação da Educação no Brasil, todas as instituições de Ensino Superior são obrigadas a aplicar exames de seleção para validar o ingresso de um estudante ao curso de graduação.

Por isso, para se matricular regularmente em uma instituição de Ensino Superior, é preciso ter concluído o Ensino Médio em instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Uma vez concluída esta etapa, é preciso ser aprovado em um processo de seleção que tenha redação - sim, a composição de um texto é exigência legal no vestibular.

Atualmente, com a popularização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nem todas as instituições aplicam provas exclusivas, substituindo seus exames pelas provas do MEC (Ministério da Educação). 

Como escolher sua IES

No site http://www.educacaosuperior.inep.gov.br, mantido pelo MEC, é possível consultar a situação de instituições de Educação Superior e de cursos de graduação, assim como a permissão de funcionamento por parte do ministério.

Vale lembrar que o Ensino Superior pode ser ministrado nas seguintes modalidades:

- Presencial - quando exige a presença do aluno em, pelo menos, 75% das aulas e em todas as avaliações;
- Semipresencial - quando combina ensino presencial com parte de ensino e de outras atividades que podem ser realizadas a distância;
- A distância - quando a relação professor-aluno não é presencial, e o processo de ensino ocorre utilizando os vários meios de comunicação: material impresso, televisão, internet, etc.

Nos links acima, você encontrará informações complementares sobre os processos de seleção para ingresso no Ensino Superior. Confira!

Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar amigo PDF PDF

Partilhar: Delicious Digg Facebook Googlebookmarks Meneame Tecnorati Wikio Yahoo

Publicidade